O Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco acatou a ação enviada por Náutico, Sport e Santa Cruz e autorizou a presença de duas torcidas nos clássicos realizados pelo Estadual.
A decisão, de caráter liminar, já vale para o jogo do próximo sábado, entre Santa Cruz e Náutico, no Arruda. O estádio, que estava interditado, foi liberado para voltar a receber público após vistoria realizada pela Policia Militar nesta quinta-feira.
O mérito da ação será julgado na próxima terça-feira pelo Pleno do TJD-PE e terá como relator o auditor Berillo de Souza Albuquerque Júnior, que assinou a liberação atual.
Na última segunda-feira, a Federação Pernambucana havia determinado torcidas únicas nos jogos envolvendo três os clubes, por conta das brigas e tumultos registrados no último sábado, dia do clássico entre Sport e Santa Cruz, na Arena de Pernambuco.
Em sua decisão, o auditor Berilo de Souza Albuquerque Júnior, concordou com o argumento dos clubes de "desequilíbrio da competição", uma vez que o primeiro clássico do ano, entre Sport e Santa Cruz, já havia contado com a presença de duas torcidas.
Além disso, o auditor lembrou de decisões anteriores do Superior Tribuna de Justiça Desportiva que também negou a determinação da presença de apenas dos torcedores mandates nos jogos, e também citou o próprio Regulamento Geral das Competições da FPF, que determina a reserva de "20% da capacidade do estádio ou da capacidade permitida pelos órgãos de segurança. Desde que se manifeste em até 3 (três) dias úteis antes da realização da partida."
Além do clássico entre Santa Cruz e Náutico, no próximo sábado, a primeira fase do Campeonato Pernambucano ainda reserva o jogo entre Náutico e Sport, nos Aflitos, no dia 24 de fevereiro, pela última rodada.
A FPF-PE pronunciou-se sobre a decisão na noite desta quinta-feira. A Federação disse ver torcida única como melhor para a sociedade e "segurança do cidadão e do patrimônio público e privado", mas acatou a decisão do TJD-PE.
Confira a nota da FPF na íntegra
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) informa que, em atendimento à decisão do Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco (TJD-PE), acatando solicitação conjunta do Clube Náutico Capibaribe, Santa Cruz Futebol Clube e Sport Club do Recife, decidiu-se pela manutenção da presença de torcida mista nos estádios do Estado.
Com base nesta decisão, a FPF cancela o seu ato anterior, que estabelecia a torcida única para os jogos do Estadual. Os clubes serão informados que podem operacionalizar a logística diretamente com a polícia, relativa à torcida visitante, nos moldes do Regulamento Geral de Competições da FPF, com 20% da capacidade do estádio garantida para a torcida visitante.
A FPF entende que a decisão de torcida única é a melhor para a sociedade, em especial à vida e segurança do cidadão e do patrimônio público e privado. No entanto, a entidade tem, por obrigação legal, cumprir as decisões emanadas do tribunal.
Por João de Andrade Neto — Recife