Depois de atrair o PSD, de Gilberto Kassab, abrindo espaço na sua gestão para Cacau de Paula, filha do ministro André de Paula, na pasta da Cultura, a governadora Raquel Lyra (PSDB) abriu negociações com o MDB, cuja principal liderança no Estado é o senador Fernando Dueire, sucessor de Jarbas Vasconcelos na Casa Alta do Congresso Nacional. Segundo uma fonte palaciana, as tratativas passam pela ocupação de um cargo no primeiro escalão para o ex-deputado federal Raul Henry. Fala-se na Secretaria de Educação, ocupada hoje por Ivaneide Dantas, que atuou na mesma função em Jaboatão na gestão do ex-prefeito Anderson Ferreira, que jura de pés juntos que não teve a menor influência na nomeação dela.
Henry já passou pela pasta no Governo Jarbas Vasconcelos. Embora político, o ex-deputado é um quadro qualificado, com trânsito nacional. Já a atual secretária foi protagonista de um episódio constrangedor para a governadora: a dispensa de uma licitação, da ordem de R$ 52 milhões, para promoção de uma feira de livros, através de uma empresa fantasma.
Na Assembleia, Jarbas Filho, o único deputado do MDB, tem sido mais fiel ao Governo do que mesmo parlamentares da própria base. Jarbinhas, como é mais conhecido, se elegeu pelo PSB, mas estranhamente ganhou do partido uma carta de alforria para voltar para o MDB.
Muito estranho, mas essa volta pode ter relação com a chegada oficial do MDB à base da tucana. Estando no PSB, principal partido de oposição, Jarbinhas não teria como continuar batendo continência para Raquel.
Do Blog do Magno Martins.