O deputado estadual Abimael Santos (PL) solicitou ao governo do Estado a criação de leitos de UTI pediátrica nas unidades públicas de saúde. O pedido foi feito após o deputado receber um pedido de socorro de um médico que trabalha no hospital Nossa Senhora de Fátima, em Toritama, onde tentou durante quatro dias transferir uma criança com problemas respiratórios para uma unidade de terapia intensiva da rede estadual, mas não teve retorno da central de regulação. Segundo a direção da unidade de saúde, a criança precisa de atendimento especializado urgente, mas a falta de leitos de UTI infantil tem dificultado a transferência. A situação preocupou os familiares e profissionais de saúde que temeram pelo estado de saúde da criança, que graças a Deus já recebeu um leito.
A medida solicitada por Abimael Santos visa suprir a demanda por atendimento médico especializado para crianças que precisam de cuidados intensivos. De acordo com o parlamentar, é preciso ampliar a capacidade de atendimento das unidades públicas para garantir o acesso à saúde de qualidade para toda a população. Em suas palavras, afirmou que “não podemos permitir de jeito nenhum que uma criança possa perder a vida por falta de um tratamento adequado.”
A escassez de leitos de UTI pediátrica expõe a precariedade da saúde pública no Estado. Infelizmente a demanda por atendimento especializado tem crescido nos últimos anos e a falta de investimento na saúde tem gerado um déficit na capacidade de assistência das unidades públicas. Diante de tudo isso, o parlamentar fez uma indicação apelando para que a governadora possa agir de forma imediata a favor de todas as outras crianças que precisam, e assim evitar a longa espera por leitos.