O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, proibiu investigações contra os institutos de pesquisa de opinião por parte do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Polícia Federal (PF). A proibição se deu após os órgãos indicarem que iriam abrir inquéritos para investigar os institutos Datafolha, Ipec e Ipespe por suposto conluio e erros de prognósticos. Saiba mais sobre a investigação.
Retirada de vídeo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que a produtora Brasil Paralelo remova de sua conta no Twitter um vídeo que relembra escândalos de corrupção ocorridos durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Censura do PT. Os insistentes pedidos de censura do PT ao TSE contra órgãos de imprensa podem ser um prenúncio do que o partido faria caso retornasse ao poder. Veja o que Lula já propôs sobre a regulação da mídia.
PT eleva ataque às liberdades. Além da mentira pura e simples, a censura antidemocrática e inconstitucional: estas são as armas do petismo para impedir que o eleitor saiba quem são e o que fazem os amigos de Lula na América Latina, e o sofrimento que eles impõem aos povos que vivem sob o seu jugo. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o novo pedido de censura do partido:
São as verdades que o petismo tenta, agora, esconder recorrendo à censura. Os ditadores de esquerda latino-americanos são apoiados por Lula e pelo PT, e ainda o são mesmo depois de o caráter ditatorial de seus regimes estar evidente a todos.
Política, Economia e Mundo
Campanha presidencial. Para compensar as dificuldades na região Sudeste, a campanha de Lula pretende ampliar os votos no Nordeste. Entenda a estratégia. O presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, escalou alguns nomes-chave para buscar reduzir a rejeição.
Disputa no Senado. Enquanto a eleição presidencial não se decide, outra disputa começa a movimentar os bastidores políticos em Brasília: a presidência do Senado a partir de 2023. Saiba como estão as conversas e quem está cotado para concorrer ao cargo.
Giro pelo mundo. O governo argentino instituiu diferentes taxas de câmbio no país, criando assim os chamados “dólar Catar” e “dólar Coldplay”. Empresários estão preocupados. Com o inverno europeu se aproximando, entenda como a estação será decisiva para a Guerra na Ucrânia.
Da Gazeta do Povo.