Governo convoca grávidas e puérperas para vacinação contra Covid e diz que só metade desse grupo tomou 1ª dose.


 O Governo de Pernambuco divulgou, nesta quarta-feira (07), que foram vacinadas contra a covid-19 com a primeira dose apenas 58.329 gestantes, o que corresponde a 50% das grávidas, um dos públicos prioritários.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) defendeu a importância de acelerar a imunização das grávidas e lançou, nesta quarta-feira (07), uma campanha nas redes sociais para conscientizar a população pernambucana sobre o tema.
Para isso, o Governo de Pernambuco enviou para todos os 184 municípios, além do arquipélago de Fernando de Noronha, 100% das doses da vacina da Pfizer destinadas a gestantes e puérperas – o estado conta com uma população aproximada de 116 mil pessoas neste grupo.

Pernambuco iniciou, no final de abril, a vacinação das gestantes e puérperas com comorbidades, com remessas de doses da AstraZeneca enviadas pelo Ministério na época.

“Com a suspensão da Anvisa, em 10 de maio, do uso do imunizante da AstraZeneca em gestantes, Pernambuco, numa ação pioneira, decidiu, já em 12 de maio, descentralizar as vacinas da Pfizer para todo o Estado, contemplando as gestantes e puérperas com ou sem comorbidades. Essa iniciativa, que teve o parecer positivo do Comitê Técnico, foi fundamental para avançar na proteção desse público”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Em 2020, Pernambuco registrou 105 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por Covid-19 em gestantes. É somente no primeiro semestre de 2021, o estado já notificou 104 casos graves do novo coronavírus nas grávidas.

“Os números e estudos científicos apontam que as gestantes, independente de terem ou não comorbidades, são grupo de risco para agravamento pela Covid. Por isso, a vacinação é essencial para proteger nossas grávidas e puérperas. Aqui, vacinamos o grupo com o imunizante da Pfizer, uma vacina segura e eficaz, utilizada em vários países do mundo. Então, fica o nosso apelo para que as gestantes e as puérperas procurem a vacinação e que os municípios também façam busca ativa dessas mulheres. A Covid-19 mata. Já a vacina salva vidas”, disse Longo.

A superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo, disse que o imunizante da Pfizer têm sido utilizado fortemente na vacinação desse grupo prioritário, ratificando a eficácia da vacina. “A vacina da Pfizer é segura e eficaz para esse grupo. Vários países no mundo já têm utilizado o imunizante, protegendo suas grávidas e puérperas durante a pandemia. Entendemos que esta é a melhor estratégia, neste momento, para garantirmos a redução da mortalidade materna por Covid em todo o Estado”, afirma.

Por Mário Flávio.