Medo, decepção ou surpresa, o que está escondido por trás dos números da famosa pesquisa JB, que aparentemente não animou o grupo do candidato azul.
Entre os vários institutos de pesquisa que prestaram serviços para os grupos políticos da Capital do Jeans, o que ficou mais lembrado foi o Vox Populi, que realizou levantamento para o Grupo JB, encabeçado pelo empresário e apaixonado por política, João Bertulino, e que ficou famoso por apresentar os números que resultaram na grande vitória do atual gestor Edilson Tavares em 2016.
A famosa pesquisa que na rua é destaque pela isenção de possíveis manipulações, este ano ganhou ares polêmicos, isso porque apareceu no Tribunal Regional Eleitoral - TRE - PE, o registro da pesquisa JB, que segundo correligionários seria publicada nesta quinta-feira (12), o que até aqui não aconteceu, deixando uma interrogação no ar, o porquê o empresário ou o grupo não divulgou a pesquisa.
O primeiro levantamento divulgado para a disputa na cidade, foi do Instituto Opinião, e apresentou dados que colocam Edilson Tavares (MDB) como reeleito com uma vantagem de 34% à frente do segundo colocado Arimatéa Carvalho (PSD). Isso leva a crer que a pesquisa JB apresenta números desfavoráveis ao candidato apoiado pelo grupo, o que estaria dificultando a divulgação, diferente do que aconteceu com a de 2016, quando os números favoreciam o candidato do contratante.
De fato, uma pesquisa apontando desvantagem de Arimatéa perante Edilson, seria ainda mais catastrófico para o candidato de oposição, que ao longo da campanha não conseguiu se mostrar uma melhor opção que o atual gestor, dada a sua rejeição altíssima.
Diante do exposto, e de uma possível e aparente reeleição do atual prefeito, seria um fazendo história e conquistando uma reeleição após 20 anos do último feito. E o outro, encerrando a vida pública de uma forma melancólica após 38 anos de mandato, e levando com ele o ex-prefeito Odon Ferreira e companhia para a segunda derrota consecutiva.
Por Jessé Aciole