Maior compra feita pelo Sport para esta temporada, o atacante Gustavo Coutinho tem, pelo menos neste início de ano, conseguido justificar o investimento realizado pelo clube. O atleta de 25 marcou três gols em seis partidas. O último deles, neste domingo, na derrota diante do Bahia, na Fonte Nova, pelo Nordestão. Mas não são só os gols.
O jogo diante do Esquadrão foi a maior prova de fogo de Gustavo Coutinho pelo Sport. Antes, ele havia enfrentado adversários de menor fôlego defensivo - a exemplo das equipes que marcou gols anteriormente: o Santa Cruz e o Maguary, em ambos os casos pelo Estadual.
Diante do Bahia, a atuação de Coutinho ganhou destaque pelo baixo número de oportunidades criados pelo Sport. Ao todo, o Leão finalizou apenas oito vezes, sendo cinco no alvo certo. Desse total, quatro - ou seja, a metade - foram em conclusões do camisa 9, com três remates na direção correta e um gol marcado. A título de comparação, o Bahia finalizou 35 bolas (17 corretas).
Além disso, segundo os números retirados do site de estatísticas FootStats, Coutinho acertou oito dos nove passes que deu na partida. Ele foi ainda o jogador rubro-negro que recebeu mais faltas no jogo: duas. Na em vão, o comentarista da TV Globo Cabral Neto avalia positivamente o início do centroavante no Leão.
"Coutinho vem se encaixando muito bem na equipe. Jogador interessante e bem útil. Além dos gols, mostrando grande aproveitamento, mesmo quando a equipe mostra limitações na construção de jogadas, ele tem sido fundamental em outras fases da partida", começou a analisar Cabral.
- Buscando jogo, saindo da área, tirando a referência dos zagueiros, participando da criação e, sobretudo, sem a bola, com participação efetiva na marcação, seja para desarmar ou para dificultar a saída de bola dos zagueiros adversários - acrescentou o comentarista.
Após ser artilheiro da última Série B, com 14 gols, Gustavo Coutinho teve 70% dos direitos econômicos comprados pelo Sport junto ao Fortaleza, por R$ 7 milhões, com a metade do pagamento neste ano e a outra em 2025. O atacante assinou vínculo de quatro anos com o Leão.
Esta é a segunda passagem do atacante na Ilha do Retiro. Ele esteve no clube em 2022 - naquela oportunidade, por empréstimo. Na ocasião, foram 16 jogos, dois gols marcados e uma assistência. Ou seja, Coutinho precisou apenas de seis partidas para ultrapassar a marca de gols da primeira passagem no Leão.
Por Daniel Leal — Recife