Vereadores de oposição e moradores de Pão de Açúcar participam de audiência com secretários do Governo de Pernambuco

Na manhã desta quarta-feira (05), vereadores de Taquaritinga do Norte juntamente com uma comitiva de moradores do bairro Badoque em Pão de Açúcar, participaram de uma audiência com secretários do Governo de Pernambuco para reivindicar a retirada do canteiro do perímetro urbano de Pão de Açúcar, além da instalação de dois semáforos e lombadas eletrônicas com passagem de pedestres.
Os moradores alegam que com isso, seria evitada a derrubada de parte de algumas casas, pois segundo eles, o valor das indenizações não está sendo justo. A população aponta, que da forma que está, o projeto divide o distrito de Pão de Açúcar em dois.
"Essa obra está acontecendo com muito esforço do governo, uma obra de mais de 66 milhões. O Governador Paulo Câmara teve muito carinho pela região para tocar essa obra em tempos difíceis como esses que estamos passando.
"Eu tenho que seguir o Plano Nacional de Áreas, eu tenho que respeitar todas as normas técnicas, e tenho obviamente que interesse de resolver esse problema de vocês, porque quanto menos transtorno a gente puder causar a população da localidade melhor. Semáforo ou lombada eletrônica, iluminação, passagem de pedestres, o que for necessário para oferecer segurança aos moradores eu estou disposto a colocar." Disse o Secretário de Transportes Sebastião Oliveira.
O Secretário das Cidades e Deputado Federal licenciado André de Paula, se mostrou inteirado do problema e se colocou à disposição para buscar de uma solução satisfatória para os moradores.
"O secretário Sebastião Oliveira e eu estamos cientes do problema e o povo de Pão de Açúcar pode ficar tranquilo que tudo que puder ser feito para atender as necessidades locais será feito." Disse André de Paula.
O vereador e ex-prefeito Jânio Arruda (PSD), que solicitou a audiência, esteve presente junto com os vereadores Cínthia, Demar e Borges(PCdoB), eles foram acompanhados por uma comitiva de moradores de Pão de Açúcar, coordenada pela Sra. Neinha, o comerciante Anailson e o jornalista Junior Albuquerque. Beto Silva, comentarista político do programa Espaço Popular também acompanhou a audiência.
Na oportunidade, Jânio entregou um documento com as reivindicações dos moradores ao secretário Sebastião Oliveira.
"A audiência atendeu o objetivo para a qual foi marcada, fomos recebidos pelo Secretário Sebastião Oliveira, a frente da comissão estava André de Paulo, nosso Deputado Federal e Secretário das cidades do Governo Paulo Câmara.
O Secretário se comprometeu a marcar uma reunião com o corpo técnico do Governo e da empresa encarregada da parte técnica do projeto, eles vão estudar e fazer os encaixes que sejam necessários e possíveis para não prejudicar os moradores nem as obras da duplicação. Vamos trabalhar para se chegar ao um objetivo. comum." Explicou Jânio Arruda.
Os moradores saíram satisfeitos com o novo rumo dado pelo Secretário e na expectativa de que as correções que forem necessárias serão feitas. O líder comunitário Zé Fernandes não pode comparecer a reunião por viajem de trabalho.
"Todos nós somos favoráveis a duplicação da PE-160, sabemos da importância dessa obra e queremos o progresso de toda região do Polo de confecções, mas precisávamos ser ouvidos". Ressaltou a senhora Neinha, representante dos moradores.
Os vereadores Cinthia, Demar e Borges, também intercederam em favor da população, cobrando uma solução que não prejudicasse o povo.
"Nós viremos quantas vezes for preciso vir aqui, não podemos deixar o povo sozinho nessa batalha", falou Cínthia.
Já Demar frisou que com relação as lombadas eletrônicas já foram solicitadas.
"Participei de uma audiência anteriormente, mas Taquaritinga não foi ouvida como deveria já que a maior parte da obra acontece dentro dos limites de nosso município.
Mas estou satisfeito porque dessa vez fomos ouvidos pelos secretários. O pedido das lombadas já foi protocolado por mim e pelo vereador Geovane em outra reunião, agora, vamos ver outra solução para população não ser prejudicada", explicou Demar.
O vereador Borges também fez sua explanação em defesa dos moradores.
"Tem casa que querem indenizar por pouco mais de 20 mil reais, o que não dar nem pra se comprar um terreno no distrito de Pão de Açúcar", disse Borges.
O jornalista Junior Albuquerque esteve presente e falou da importância da audiência.
"Essa audiência foi muito importante, pois os moradores tiveram a oportunidade de serem ouvidos atentamente pelos secretários, expuseram os problemas e em outra reunião que ficou agendada para ainda este mês, vamos buscar uma solução.", falou Junior Albuquerque.
Os vereadores oposicionistas demonstraram muita sintonia e união em favor do projeto, todos destacaram a importância da obra para o desenvolvimento de Taquaritinga e da região, e ressaltaram que irão acompanhar todos os passos até chegar uma solução que atenda aos interesses do povo de Pão de Açúcar.