Alepe aprova por unanimidade indicação de Ettore Labanca para a presidência da Arpe

Por unanimidade, depois de uma prolongada sessão em que predominou as saudações aos méritos do indicado, a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) acaba de aprovar, nesta terça-feira (11), a indicação do prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca (PSB), para a presidência da Agência Reguladora de Serviços do Estado (Arpe). A entidade que aprova tarifas e tem a obrigação de fiscalizar as concessões está com presidnete interino desde março. A indicação partiu do governador Paulo Câmara (PSB).
Labanca receu alguma pressão apenas do deputado Edilson Silva (PSOL), que não é integrante da CCLJ, e do líder da oposição Sílvio Costa Filho (PTB), que procuraram saber as posições sobre problemas de funcionamento da Arpe, uma órgão hoje esvaziado. Edilson perguntou que, como prefeito de São Lourenço, Labanca havia feito "negócio" com uma Oscip de nome Casa de Farinha que funciona na Ceasa no valor de mais de R$ 700 mil.
Irritado, Labanca negou ressaltou todo o seu passado como deputado na Alepe, prefeito, secretário de Estado e procurador, destacando que tem uma vida política "abonada" e teve todas as suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas (TCE). No final da sessão, Edilson disse ao próprio Ettore que tinha sido intermediário de uma informação passada por um grupo que "queria saber sobre a especulação", mas que "não tinha nenhuma prova" da interpelação. "Foi bom você ter perguntado. Me deu a chance de negar", aceitou labanca.
O prefeito abanca anunciou que uma das primeiras medidas será tratar com o governador a nomeação dos 69 concursados que, desde dezembro passado, aguardam a nomeação para o órgão, que desde a sua criação, em 2000, não tem quadro própio. Todos os cargos são comissionados. Representantes dos concursados acompanharam a sessão da CCLJ.
A indicação aprovada do novo presidente da Arpe vai ao plenário da Alepe nesta quarta-feira (12). Aprovada no plenário, segue para o ato de nomeação do governador Paulo Câmara. "Devo passar o cargo de prefeito na próxima segunda-feira (17), e aí estarei em condições de assumir a presidência da Arpe", observou Labanca.