Secretário de Desenvolvimento Econômico Thiago Norões Visita Capital do Jeans.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco, Thiago Norões esteve na manhã desta sexta - feira (17) na cidade de Toritama.
Segundo o Secretário os principais motivos da sua vinda foi conhecer de perto o pólo e ver de passo a posso o desenrolar da produção do Jeans nessa região.
Ainda segundo Thiago Norões, este Pólo é um espelho para as demais regiões, pela força, pela coragem, pela criatividade, a capacidade de enfrentar as dificuldades. "O Pólo de Confecções do Agreste, é um fenômeno que espanta (no bom sentido) o Brasil e, agente tem que entender isso melhor, pra levar esse exemplo para todo o estado." "E que sirva de espelho para todos", disse Thiago Norões.
Segundo o Secretário diante dos levantamentos feitos na região, a maior dificuldade é o abastecimento de água, que hoje se tornou o maior gargalo não só da indústria têxtil, mas de todas as cidades do pólo.
Porém garantiu que o Governo do Estado tem buscado resolver essa problemática o mais rápido possível. E garantiu que o Governo do Estado, já planeja ações emergenciais para o abastecimento da nossa região. E citou que o governo usará a tubulação da adutora para trazer água das regiões da zona da mata para essa região.
A agenda desta sexta - feira do Secretário foi toda e exclusiva para o pólo das confecções, em especial as cidades de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, onde ele teve encontros proveitosos com políticos, líderes de associações ligadas a confecção e empresários em geral. Ele visitou fábricas de pequeno, médio e grande porte, para ver de perto a forma e a qualidade da nossa confecção.
Quanto as ações da Secretaria da Fazenda, ele falou que não há ilegalidade nas fiscalizações e se há esse aperto é em cima de números. E lembrou que o ex - governador Eduardo Campos criou uma nova tributação de acordo com a realidade local, com taxas e planos que agregam a todos os confeccionistas de uma forma geral, com taxas reduzidas que deixa os produtos confeccionado aqui com valores para competir à nível nacional.
Quanto a infraestrutura da região, Thiago Norões falou que o governo está ciente das dificuldades, principalmente as estruturais dessa região, mas que as obras paralisadas serão retomadas o mais breve possível.
Por Wendell Galdino.