Paulo Câmara mostra otimismo após reunião na FAB sobre hub da Latam

A reunião do governador Paulo Câmara (PSB) com o o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, para tratar da cessão de áreas da Aeronáutica no Aeroporto Internacional do Recife não foi conclusiva. O socialista procurou a FAB para ver se consegue a liberação dos terrenos e assim fazer o Estado ganhar fôlego na briga pelo hub (centro de voos internacionais e nacionais) que o grupo Latam (formado pela TAM e pela empresa aérea chilena LAN) pretende instalar no Nordeste. Além de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte estão no páreo.
Apesar de não ter recebido um OK definitivo, Paulo Câmara falou sobre a audiência de forma otimista. “Estou satisfeito com a reunião. Foi um encontro muito transparente. O brigadeiro Rossato se colocou à disposição para tratar das questões operacionais, de cessão de novas áreas para a aviação comercial no Aeroporto dos Guararapes”, informou o governador.
De acordo com o governador, será preciso um entendimento da FAB com a Infraero para a liberação das áreas. “A gente recebeu da Aeronáutica disposição de negociar e construir alternativas, juntamente com a Infraero", disse Paulo.
O governador esteve na Aeronáutica acompanhado do deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade), dos secretários estaduais Thiago Norões (Desenvolvimento Econômico) e José Neto (Assessoria Especial) e do chefe do escritório de Pernambuco em Brasília, Romeu Baptista. “A reunião foi positiva. Começamos a avaliar diversas alternativas viáveis para a ampliação da área para a expansão do nosso aeroporto”, disse Norões.
Atualmente, a FAB conta com duas áreas integradas ao Aeroporto Internacional do Recife: a Base Aérea e o Parque de Material da Aeronáutica no Recife (PAMA Recife). São esses terrenos que fazem parte da negociação entre a FAB e a Infraero.
“É importante encontrar um denominador comum que seja bom para todos os envolvidos: Pernambuco, TAM, Aeronáutica e Infraero”, afirmou o governador.
do Jc Online.