Governador vai a Brasília e tenta liberar terreno para empreendimento da Latam

O governador Paulo Câmara (PSB) dá mais um passo em sua peregrinação para atrair o hub (centro de conexão de voos nacionais e internacionais) que o grupo Latam (formado pela TAM e pela chilena LAN) pretende instalar no Nordeste. Nesta terça-feira (7), ele terá uma audiência em Brasília com o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, para tratar da liberação de terrenos no Aeroporto Internacional do Recife.
“Vamos conversar sobre a saída do parque de manutenção da Aeronáutica do aeroporto”, explicou o o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões. A cessão desse terreno é fundamental para os planos do Estado porque a maior reivindicação da Latam é ter à disposição áreas suficientes para a instalação do hub.
A conversa desta terça não deverá ser conclusiva e outras reuniões estão previstas na Infraero e na Secretaria de Aviação Civil. O Estado busca um documento oficial que confirme a disponibilização da área e quer apresentar essa garantia o quantos antes uma vez que a resposta da Latam sobre a sede do hub nordestino sairá em novembro. Além de Pernambuco, o Ceará e o Rio Grande do Norte também estão na disputa. “Esse é o nosso maior entrave”. resumiu Norões.
Uma equipe técnica da Latam visitou Pernambuco na semana passada para obter mais informações sobre as condições oferecidas pelo Estado e fez um sobrevoo nas imediações do aeroporto. Norões ainda destaca que as negociações para a liberação do parque de manutenção da Aeronáutica existem há pelo menos dois anos entre a Infraero e a FAB.
Em Brasília desde a última segunda-feira, Norões foi ao ministério da Integração Nacional tratar de de recursos para barragens. Nesta terça-feira, ele irá à Secretaria de Portos falar sobre os terminais de contêineres do Porto de Suape incluídos no programa de concessões do governo federal. “Quero entender melhor como está o desdobramento desse assunto”, disse.
MONITORAMENTO - O primeiro ciclo de monitoramento do governo Paulo Câmara estava previsto para ir até o último dia 3, mas ainda não terminou. Ontem, o governador debateu com os secretários as metas relativas ao tema Modelo de Gestão. Amanhã, as reuniões serão retomadas com os tópicos Infraestrutura e Competitivdade e Inovação e Produtividade.
do Jc Online.